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domingo, 3 de abril de 2011

Escala, localização e orientação

Objetivos - Introduzir o conceito de escala cartográfica - Correlacionar a leitura de mapas à leitura das paisagens Conteúdos - Escala cartográfica - Noções de orientação e localização - Paisagens Anos 6º e 7º Tempo estimado Uma aula Material necessário Mapa-múndi, lápis e réguas Preparação da aula A turma participará de uma "viagem" pelo mapa. Prepare um roteiro que parta de Brasília e passe por outros pontos do globo. Complete o material com paisagens dos locais escolhidos. Crie uma ficha para os alunos anotarem a distância e a direção (segundo os pontos cardeais ou noções de lateralidade: direita, esquerda, acima, abaixo e diagonais). Desenvolvimento 1ª ETAPA Reúna a classe em torno do mapa e apresente o roteiro de viagem. A cada trecho, os alunos devem medir, com a régua, a distância entre os pontos de origem e destino. Também devem indicar que direção tomaram. Peça que observem semelhanças e diferenças nas paisagens dos locais, diferenciando centros urbAnos de áreas rurais, por exemplo. 2ª ETAPA Oriente os alunos a usar a escala do mapa para converter as medidas. Se a turma ainda não dominar a escala numérica, uma opção é usar a escala gráfica. Explique a importância desse recurso para calcular distâncias. Avaliação Verifique o preenchimento das fichas e os cálculos. Peça textos individuais sobre o papel da escala nos mapas.

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